quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Ritmo, ritmo, ritmo... e a interdisciplinaridade!

E aí, pessoal! Como passaram a semana?

Eu estou ansiosíssima para o Hangout On Air de amanhã! Terei convidados especiais e um bate papo sobre Educação Musical! Não deixem de assistir! Vocês podem participar com perguntas pelo próprio Hangout!

Pra quem não viu o aviso sobre o Hangout On Air do Atelier Musical de amanhã, clique aqui na página do evento. Será das 17h às 18h30 mais ou menos.

Hoje vim falar sobre aula de música e interdisciplinaridade. Eu particularmente acho importante adaptarmos os conteúdos de outros países para a nossa língua, mas por que não pensar em um trabalho interdisciplinar com inglês e também com matemática?

Vejam esse vídeo:




Dá pra adaptar para o português? Claro... segue minha versão:

"Ritmo, ritmo, ritmo
Longo e curto
Esta é a semibreve
Ta-a-a-a
Esta é a mínima
Ta-a, ta-a
Esta é a semínima
Ta ta ta ta
E um par de colcheias
Titi, titi, titi, titi
Ritmo, ritmo, ritmo
Longo e curto"

Só alterei algumas coisas da tradução pra poder encaixar melhor nas frases rítmicas.

Ensinar assim já é interessante! Notem que ele faz os gestos das notas nos tempos das mesmas. Dá pra fazer jogos de "Seu mestre mandou", após ensinar. Dá pra pedir pros alunos misturarem. Dá pra ensiná-los a  escrever o que ouvem. Dá pra criar ostinatos e acompanhar músicas folclóricas. Podemos pedir pra que repitam tocando em vez de cantar a frase... possibilidades mil.

Mas... por que não ensinar em inglês, treinar pronúncia e descobrir os nomes dos termos musicais em inglês? É aí que entra o professor de inglês e o professor de matemática.

Vou explicar a terminologia usada para as figuras em inglês. Pra mim, de verdade, faz mais sentido do que em português: Vejam:

-  O que nós chamamos de semibreve, nossa maior figura, o inglês chama de "whole note" ou "nota inteira".
- A mínima é "half note" ou "meia nota"
- A semínima é "quarter note" ou "um quarto de nota"
- A colcheia é "eighth note" ou "um oitavo de nota"

Lembra algo pra vcs? Frações! hehehehehe... adoooooro dizer que tem matemática na música! 

Então olha só: trabalhamos a percepção das figuras na música... trabalhamos frações na matemática... e trabalhamos as palavras que representam quantidades em inglês: inteiro, metade, um quarto, um oitavo.

Dica: super aplicável com a matemática se for pra 6º ano, porque é a hora que eles aprendem frações!

Com os menorzinhos dá pra fazer também. Pode até ajudá-los na compreensão da matemática e posteriormente das frações.

É isso, pessoal!!!

Boas aulas, muita música e HANGOUT ON AIR AMANHÃ! Uhuuulll!!!

Abraços!

Prof. Isabela