sexta-feira, 18 de abril de 2014

Hit Percussivo - Barbatuques

Olá!

Desde que comecei a atuar com os maiores venho pensando em novas atividades para essa faixa etária, dos 11 aos 13 anos. É uma faixa etária onde eles ainda não são adultos mas também não são mais criancinhas e por isso acaba sendo difícil encontrar materiais que não são infantilizados e que ao mesmo tempo sejam desafiadores.

Foi então que pesquisando um pouco de percussão corporal (coisa que amo) encontrei o novo material do Barbatuques chamado TumPá (www.tumpa.com.br) e fiquei muito animada.

Encarte do CD TumPá - Barbatuques

Utilizei uma das faixas chamada Hit Percussivo, que vocês podem aprender a executar assistindo a esse vídeo do grupo:





Se quiserem podem imprimir a partitura do Hit Percussivo que transcrevi:



Depois é só tocar! Eu tive uma ideia e trabalhei forma musical com os alunos. Como o Hit Percussivo apresenta parte A e B, eu usei uma versão do "Boi da Cara Preta" em ritmo de reggae, de um CD chamado "Músicas daqui, ritmos do mundo", que vocês podem baixar neste link:



Durante a primeira parte da música, que também é o refrão (boi, boi, boi, boi da cara preta, pega essa criança que tem medo de careta) tocávamos a primeira parte do Hit Percussivo. Nos versos tocávamos a segunda parte... e deu certinho!

Ainda podemos trabalhar organologia e construir tambores de timbres diferentes para cada som... tum, pá, taca, teque, toco e também para o prato! E depois podemos tocar na "bateria" improvisada.

Dá pra usar o Hit Percussivo e fazer acompanhamento de percussão corporal para conjunto de flautas ou até para um coral, desde que seja uma música de forma binária (A e B).

Podemos também criar nosso próprio ritmo! O importante é soltarmos a criatividade.

Apliquei este conteúdo em todas minhas salas de 6º ano e eles gostaram muito!

Levei mais ou menos umas 3 aulas de 50 minutos para ensinar o Hit Percussivo, ensaiar e tocar junto com o Boi da Cara Preta.

Espero que curtam e se divirtam!

Abraços e muita música!!!