quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Leitura Musical: RITMO

 

Oi queridos amigos,

Eu prometi postar, mesmo sendo tarde estou postando, acabei de voltar da reunião do condomínio… comédia! Rs… quem mora em apto sabe do que eu estou falando!

Mas enfim, fiz um curso muito bom de percussão corporal com o prof. Ricardo Perez em Sertãozinho. Ele deu uma dica que, embora seja MUITO simples, é muito eficaz.

Os alunos que tem dificuldade com leitura ritmica vão se sentir muito mais familiarizados com a técnica do BOM, BALA e CHOCOLATE. Funciona assim: em vez de lermos o ritmo com o famoso “ta”, “titi” (Kodály) e até o “tacataca” (Prince), nós colocamos palavras com a mesma quantidade de sílabas das figuras… Vejam:

BOMBALACHOCOLATE

É muito mais fácil a associação do ritmo às palavras… Eu gostei muito e já usei com meus alunos… vamos ver agora, com o passar do tempo, como eles lidam com a associação e depois com a falta dela… se eles conseguem interiorizar o ritmo, se mais pra frente eles conseguem executar sem ter que colocar as palavras.

E quem tiver bastante criatividade pode fazer outras células rítmicas associadas a outras palavras!!!

Tentem e compartilhem as experiências aqui no blog ou na página do Atelier Musical no Facebook!!

Abraços e muuuita música!!!