domingo, 23 de outubro de 2011

O Ensino do Piano Popular

 

piano-keys Olá Colegas!

Vim partilhar com vocês um texto que achei muito importante para os professores de piano, principalmente.

Creio que nossa prática educacional se faz através da nossa formação, nosso comprometimento e principalmente através da reflexão: como estou me saindo? O que posso oferecer para o meu aluno? O que ele quer aprender?

Assim como eu, creio que a maioria dos professores aqui tem formação de conservatório, piano erudito, tocou centenas de sonatas, minuetos, exercícios do Hanon, Czerny, Cramer, Béla Bartók e tantos outros. Muitas vezes nem sabia o que estava tocando, mas tocava.

Eu (graças a Deus) tive uma professora que não era tão tradicional, me ensinou a ler as cifras, fazer arpejos por elas (ainda que bem fáceis), mas enfim, me deu uma base muito boa na parte popular do piano. De resto, o que eu aprendi foi no ouvido, foi buscando informações, observando muitos pianistas, tentando criar arranjos… até que quando entrei na faculdade de Música eu tive professores muito, mas muito bons nessa área, que abriram meus conceitos. Hoje a minha intimidade com o piano popular (ainda que não seja tão profunda quanto eu queira que seja) eu devo a eles.

Por isso eu compartilho esse texto que está na íntegra no Scribd, mas vocês podem baixar clicando no link abaixo:

O Ensino do Piano Popular – Jussara Dalle Lucca

Leiam e reflitam sobre a prática do ensino.

Gostaria que vocês partilhassem experiências positivas e negativas.

Um grande abraço e até logo!