segunda-feira, 7 de março de 2011

Apreciação Musical para Crianças

Olá colegas! Como estão de Carnaval?

Eu particularmente acho lindo os desfiles, tento assistir o máximo possível a passagem das escolas tanto do Rio como de São Paulo nos sambódromos e meu sonho é assistir o desfile do Rio ao vivo! Um dia vou conseguir!

Hoje venho expor um tema que acho muito importante, que é a apreciação musical. A apreciação musical para crianças não é somente colocar os alunos em roda e fazê-los ouvir música a esmo, sem direcionamento. Tampouco é ligar o rádio da escola enquanto as crianças fazem outras atividades, isso é música ambiente, e a música vivenciada dessa maneira não está em primeiro lugar, está como coadjuvante. Para a apreciação musical com as crianças ser bem sucedida, é importante conversar sobre a canção, procurar figuras, livros, histórias, desenhar sobre a música, encená-la... aprendi a importância de tudo isso quando trabalhava principalmente com coral infantil e vi a necessidade que as crianças tem de saber sobre o que estão cantando, de entender a música para que ela faça sentido, e assim as crianças cantam com muito mais beleza e prazer.

Encontrei no site da revista Nova Escola (amo!) um plano de aula muito interessante sobre Poemas para Cantar... nos ajuda a começar a trabalhar a apreciação musical na sala de aula. Aí vai:


O melhor é que essa atividade ainda influencia a Interdisciplinaridade entre Música e Literatura… uma boa pedida!
 
Tenho algumas idéias a desenvolver sobre esse assunto, especialmente sobre apreciação musical com música erudita para crianças. Vou desenvolver melhor essas atividades e depois posto para vocês.

Um grande abraço a todos e bom feriado!!!