sábado, 19 de fevereiro de 2011

ATUALIZADA - Brincadeira Musical: Telefone

Pessoal, esse post foi atualizado, confiram lá embaixo:

Colegas, bom dia!

Vambora nas atividades de musicalização para os maiores? VAMOS!!!

Esse é um jogo muito legal e até simples de se aplicar na sala de aula, a gente só precisa de uma lousa e um giz, na verdade. Depois dá pra incrementar com instrumentos, aí fica por conta da criatividade do professor.

Vamos lá:

TELEFONE RÍTMICO

Objetivo: desenvolver a percepção e execução rítmica
Idade: 7 a 12 anos (a dificuldade pode aumentar conforme a idade)

O professor desenha 4 retângulos na lousa e os numera, no canto superior esquerdo. Dentro de cada retângulo ele desenha uma sequência rítmica, como o quadro abaixo:


Esta foi uma triste tentativa de reproduzir um quadro-negro com as fichas...

Pra quem já ficou desesperando pensando "Nossa, meus alunos não sabem ler as figuras musicais, o que eu faço?"... Calma que tem jeito... é só estabelecer símbolos para som curto, som longo e silêncio, como no quadro abaixo, e depois montar as fichas com esses símbolos:
 

Um exemplo de símbolos para as figuras musicais

Então, com as fichas montadas e desenhadas na lousa, o professor passa com as crianças o ritmo de todas elas, para certificar-se que todas entenderam e sabem reproduzir os ritmos escritos. Depois ele escreve algumas sequências contendo números de 1 a 4 em pequenos pedaços de papel e pede para que os alunos sorteiem. Pode ser 1234, 4321, 1222, 3221, etc... os alunos terão que executar as fichas conforme a ordem do "número do telefone" no papel.

A execução dos ritmos pode ser com palmas, batidas na carteira ou com instrumentos pequenos como cocos e claves de rumba.

Mais desafio?

Depois que as crianças já estão com facilidade na execução dos ritmos, o professor pode tocar uma sequência e pedir para que os alunos digam a ordem das fichas do número do telefone discado pelo professor.

É uma atividade muito boa, as crianças gostam bastante e desenvolve demais a percepção rítmica da criança... quem tem aluno de instrumento (piano, violão, flauta, etc) pode aplicar esse jogo também, o aluno obtém muita melhora na leitura de partitura e na execução de seu instrumento. É uma alternativa bem lúdica e dinâmica para crianças, no lugar dos ditados rítmicos... (quem já fez ditado rítmico na escola de música, levanta a mão! hahaha... eu fiz taaantos!!!)

ATUALIZAÇÃO - TELEFONE MELÓDICO

Também dá pra fazer essa brincadeira com 3 notas musicais, para treinar a percepção melódica das crianças. Fiz com meus alunos e também deu muito certo! Sugiro que usem a pauta de uma linha com os iniciantes (apenas 3 sons). Vejam a figura:

Apenas alguns exemplos, existem mais combinações de 3 notas!

As crianças que tocam flauta podem tocar SOL LA SI... as que tocam piano podem usar o grupo de 3 teclas pretas do piano... ou dá também pra fazer grave, médio e agudo... usem a criatividade!
Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida sobre este jogo, comentem aqui no post e eu respondo!

O próximo post será para compartilhar folhas de atividade de escrita musical. Voltem para conferir.

Boas aulas e muita música!