quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Vivências Musicais: Ritmo e pulsação

Oi pessoal!! Tudo certinho? Preparados para começar o ano letivo de 2011?

Há um tempo eu estudei um material muito bom que consegui na internet. É um CD que se chama "Conversa de Bicho", de Kitty Driemeyer (www.kittydriemeyer.com.br) e notei que dá pra criar bastante coisa em cima das músicas. São atividades de musicalização para a turminha de 4 a 6 anos. Lembram-se daquele roteiro que eu postei semana passada? Essa atividade pode ser encaixada na categoria "Vivências Musicais".

Como às vezes trabalho sozinha, eu acabo usando o CD, mas quando estou com um professor assistente ou estagiário eu toco a música no piano. Não precisa ser professor de música para realizar essa atividade, é muito fácil e gostosa.

PIPOCA (faixa n.º 2 do CD)

Objetivos gerais: trabalhar a noção de pulsação e ritmo
Objetivos específicos: trabalhar as figuras positivas e negativas (figuras musicais e pausas)
Material necessário: CD Conversa de Bicho e tubinhos de filme fotográfico
Idade: 4 a 6 anos

A música é um samba leve. Durante a música batemos o tubinho de filme junto com a pulsação (partes grifadas da letra) e também no "poc" da pipoca, sempre chamando a atenção da criança para o silêncio (pausa) que existe entre um "poc" e outro. A cada repetição, a quantidade de "poc" vai aumentando, sempre com o silêncio entre elas, representado por (...):

O poc poc da pipoca pipocando     
O poc poc da pipoca pipocando     
É som curtinho que vai logo acabando    
É som curtinho que vai logo acabando    

Poc (...)
Poc (...) poc (...)
Poc (...) poc (...) poc (...)
Poc (...) poc (...) poc (...) poc (...)
Poc (...) poc (...) poc (...) poc (...) poc (...)

Observação: Dá pra fazer com Fundamental I (1º a 5º ano)? Dáááá sim! Troque os tubinhos de filme por copos plásticos, mas não podem ser descartáveis e sim feitos de um plástico mais duro. Em vez de bater o copo no mesmo lugar os alunos podem ir passando pro amigo, igual ao Escravos de Jó. Na hora do "poc" da pipoca, aí sim podem bater no mesmo lugar, e depois na repetição da música, podem passar os copos no sentido contrário... e aí o professor pode dificultar conforme quiser.



Espero que gostem. Qualquer dúvida estou à disposição aqui nos comentários ou no link Contato.

Abraços, boas aulas e muita música!