quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Vivências Musicais: Altura e Ritmo

Vambora, gente... cá estou eu pra mais atividades para os pequenos (4 a 6 anos).

Esta é outra atividade que também pode ser encaixada nas vivências musicais segundo aquele roteiro de aula que eu postei. Lembrando que a música utilizada está no CD "Conversa de Bicho" de Kitty Driemeyer (www.kittydriemeyer.com.br):

GRILINHO (Faixa nº 4 do CD)


Objetivos: trabalhar a noção de altura e ritmo
Material necessário: CD Conversa de Bicho e bolinhas com guizo
Idade: 4 a 6 anos



Bolinhas com guizo (fazem barulho quando manuseadas)

Essa música faz uma analogia entre o movimento do grilo (parado e saltando) com o movimento da melodia (ficar numa nota só e saltar de uma nota a outra). Nas partes grifadas da letra a gente bate a bolinha no chão. Nas outras partes, fazemos os gestos indicados. A música é muito intuitiva e não tem erro:


O grilo paradinho no mesmo lugar
Fica bem quietinho, não quer saltar
(deixar a bolinha parada no chão)

Cai a chuva, molha o grilo
(fazer gesto de chuva caindo com as mãos)

Mas o grilinho não sai do lugar
(fazer sinal de "não" com o dedo indicador)

Vem um vento forte, muito forte a soprar
(soprar em cima da bolinha com as mãos em forma de concha na boca)

Mas o grilinho não quer saltar
(sinal de "não" com o dedo indicador)

Raia o sol e o grilinho
(pegar a bolinha na mão)

Sal-ta, sal-ta, sal-ta sem pa-rar
Sal-ta, sal-ta, sal-ta sem pa-rar
(bater a bolinha nas sílabas indicadas - chamamos de ritmo fisiológico, é o mesmo ritmo que cantamos a frase)



A música é muito bonita, bem arranjada, bem cantada... as crianças gostam muito.
Dá pra fazer com os pequenos de 1 a 2 anos? Dá sim, eles amam as bolinhas! Só que com os bebês não devemos exigir exatidão na hora de bater a bolinha no ritmo.

Se vocês aplicarem, digam como foi!

Um grande abraço e até mais!