sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Roteiro de Aula - Musicalização Infantil

Colegas... tive uma idéia melhor para ajudá-los com a musicalização.

Vou postar aqui o roteiro que eu uso numa aula de Musicalização Infantil. Lembrando que esse roteiro não é fixo, às vezes modifico algumas coisas, às vezes dá pra fazer tudo, outras vezes não, o importante é ser flexível e ao mesmo tempo ter planejamento e avaliação, certo??? Depois com o roteiro pronto postarei uma folhinha para anotações e durante os posts eu vou sugerindo atividades para cada categoria do roteiro.

Esse roteiro é interessante para crianças de 4 a 6 anos. Crianças abaixo dessa idade ainda não tem tanta maturidade para acompanhar a aula toda, por isso é uma aula diferenciada. Eu já postei lá atrás um roteiro para bebês, é um roteiro ideal para crianças de 1,5 ano até 3,5 anos ou 4 no máximo

O que também é importante nesse tipo de trabalho é não ficar com muita explicação técnica, as crianças não se importam com isso nessa idade, estão mais interessadas em vivenciar.

Vamos lá:

Canto de Entrada: é o canto que acolhe e saúda as crianças. É importante para ajudar a criança a desenvolver noção de tempo. O canto de entrada avisa que a aula vai começar. Esse canto eu não costumo variar muito, não. Uso dois, um no 1º semestre e outro no 2º semestre.

Vivências Sonoras: incluo nessa categoria todas as músicas/jogos/brincadeiras que fazem com que a criança vivencie o mundo musical e todas as propriedades do som como altura (grave e agudo), duração (curto e longo), intensidade (forte e fraco) e timbre (característica específica de cada som que faz com que ele não seja igual ao outro, ex.: violino e  flauta têm sons diferentes). Incluo aqui também o trabalho com andamento (rápido e devagar), células rítmicas, forma (partes da música) etc.

Atividades de Registro: eu acho importante essa hora, nem sempre conseguimos fazê-la em escolas de Curso Livre, mas em escolas regulares sim. Na verdade, em escolas regulares é até necessário. São as famosas "folhinhas" de atividade, com exercícios para pintar, circular, etc. As folhas de atividade tem que ser de acordo com o que foi trabalhado na aula, se você trabalhou som de animais (timbre), a atividade de registro tem que conter isso, servindo até como uma forma de avaliação (não deve ser a principal).

Atividade Livre: Eu divido essa parte da aula em: Histórias, Cirandas, Brincadeiras ou Relaxamentos:
Histórias: podem ser em livros ou em CD ou até contadas pelo professor. Não devem ser longas e o ideal é que o professor se utilize de recursos visuais (gravuras, fantoches etc) para prender a atenção das crianças. As histórias podem trabalhar elementos musicais, como por ex. Cachinhos Dourados, que trabalha a altura do som (papai urso=som grave, mamãe ursa=som médio e filhote urso=som agudo). São inúmeras as possibilidades. Se elas puderem participar da história, melhor ainda.
Cirandas: é uma hora deliciosa para se vivenciar o cancioneiro folclórico, as famosas cantigas de roda. Ideais para se trabalhar, além dos elementos sonoros, a lateralidade (direita, esquerda) das crianças, tônus muscular, noção de espaço (frente, atrás, em cima, embaixo, no meio, dentro, fora), socialização e muito mais.
Brincadeira ou relaxamento: outra parte bem gostosa da aula, as crianças fazem uma brincadeira, pode ser qualquer uma, sem competição ou uma música bem gostosa para relaxamento (um exercício dirigido, o relaxamento eu não costumo deixar muito livre senão vira bagunça)...

Canto de despedida: tão importante quanto o canto de entrada, avisa que a aula acabou e todos podem recolher suas coisas, seus instrumentos, ajudar a arrumar a sala, dar um beijo e se despedir. Também uso durante o ano duas músicas, no 1º e 2º semestre.

Em relação às atividades, lembrem-se sempre dessa máxima da Musicalização Infantil:

REPETIR PARA FIXAR E VARIAR PARA NÃO ENJOAR

Agora aí vai a folha para vocês se planejarem. Lembrem-se que eu já falei sobre plano de ensino e plano de aula. Eu gosto de fazer plano de ensino bimestral, tem outras pessoas que gostam do plano de ensino semestral ou até anual. Como isso vai de gosto, vou deixar as folhas que eu uso e vocês podem modificar conforme gostarem:




Espero que gostem. Aguardem novos posts!

20 comentários:

  1. Isabela, agradeço muito pois me ajudou bastante porque apesar de já ter estudado música, participado de coral e participar de vários seminários sobre o assunto não sabia como ministrar as aulas de musicalização... Parabéns pelo site.Um beijinho!Eliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliana, que bom que o Atelier Musical lhe foi útil... volte sempre! Beijos e até!

      Excluir
  2. Adorei o Plano de Aula Anual. Foi muito útil!

    Obrigada!!

    Bjs... Bruna Rocha.

    ResponderExcluir
  3. Isabela fico muito feliz e agradeço a Deus pela sua vida. Um material excelente que me ajudou e ajudará bastante. Há uma dificuldade muito grande em criar e organizar um bom material de musicalização infantil, que se adapte a vários tipos de ambientes, que até divergem socialmente aqui no Rio.
    Sou novo professor infantil em uma escola do município e o seu site me deu grandes esperanças. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sousa A., obrigada pelas palavras! A gente não é nada nessa vida sem aprender e sem compartilhar! Volte sempre e sucesso!

      Excluir
  4. Olá Bom dia.

    Somos da JOG VIBRATOM e trabalhamos com instrumentos infantis para educação infantil.
    Tudo o que você e seus amigos professores necessitarem de instrumentos entre em contato conosco pela nossa FAN PAGE www.facebook.com/jogvibratom e/ ou pelo site www.jogmusic.com.br

    Atenciosamente,
    JOG MUSIC (Vibratom)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JOG Instrumentos Musicais... eu uso muito os materiais de vocês em uma das escolas onde trabalho. O que vocês acham de ceder algo para sorteio aqui? Tenho uma média de 500 visualizações por dia!

      Abraços!

      Excluir
  5. Adorei esse blog, era tudo o que eu precisava...
    Ficaram duas dúvidas:
    1 - Quando estamos começando e só temos um aluno... também podemos fazer esse roteiro?
    2 - Quais músicas, por exemplo, vc utiliza no relaxamento?
    3 - Quanto tempo dura essa aula nesse formato?
    Beijos e obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lascotinga, em relação à sua dúvida, aí vão as respostas:

      1. O roteiro muda um pouco quando é só um aluno, porque não há a dinâmica do grupo, todos brincando, cada um tem sua vez... você até pode aplicar o roteiro, mas creio que precisará de mais repertório, ou uma aula um pouco mais curta pra criança não se entediar.

      2. Tem um CD do Palavra Cantada com músicas para ninar, ou o que você julgar relaxante! ;)

      3. A aula pra grupos pode durar 50 minutos e individual 30 minutos! Pra bebês é aconselhável 30 minutos!

      Espero ter ajudado!

      Excluir
  6. Oi , sou professor de música , tenho uma escola na cidade de toledo - pr
    Gostei muito do seu roteiro, meus parabens, te agradeço muito e espero ter mais contato com voce
    Obrigado.
    Cezar Luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cezar Luz, obrigada pelas palavras e fique à vontade, sempre que puder eu respondo... rs...

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Oi Isabela,como vai?

    Comecei a dar aula de musicalização pra crianças de 7 a 11 anos e gostaria de saber você tem umas dicas pra me dar ou algum roteiro de aulas pra essa faixa etária.Desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago Costa, tudo bem?

      Olha, nas aulas de musicalização para os maiores eu não costumo seguir um roteiro muito rígido, mas nessa fase vc já pode introduzir jogos e trabalhar com leitura musical e banda rítmica mais avançada... uma sugestão é o ensino de flauta doce pra ajudar na leitura e fazer uma bandinha mais incrementada! As sugestões que eu tenho aqui por enquanto são:

      http://www.ateliermusicalrp.com.br/search/label/Musicaliza%C3%A7%C3%A3o%209%20a%2012%20anos

      Até mais!

      Excluir
  8. Grata por compartilhar seu conhecimento e experiência!

    ResponderExcluir
  9. Car colega Isabela, muito bom mesmo td sua matéria. Sou professor de Artes com especialização em música. Mas devida a dificuldade de trabalhar música nas escolas acabei me especialização em Metodologia do Ensino da Arte, e trabalho a História da Arte com meus alunos. Sempre dou um jeito de incluir todas as artes do período, plástica, música, dança, arquitetura, história, teatro e sociologia. Mas como agora esta sendo implantado um projeto de musicalização na cidade onde estou residindo e eu serei o responsável pelas escolas municipais seu site me será muito útil se assim vc me permitir.
    Obrigado, e parabéns pelo trabalho
    Obs. (podemos trocar figurinhas, tenho muito material e idéias)
    Sergio P. Aranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio Aranda, fique à vontade, obrigada pelos elogios. Vá fundo na coordenação do projeto! Muito sucesso pra vc! Um grande abraço!

      Excluir
  10. Oi eu vou dar aula de violão para uma menina de 5 anos mas eu não sei o que tem que fazer, vc poderia me ajudar? É a minha primeira vez, então eu fico sem saber como vou fazer para dar aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, uma criança de 5 anos ainda não está muito apta a tocar violão... então sugiro que vc a musicalize bem antes de ir diretamente para a técnica do instrumento, mas isso não significa que você não possa usar o violão como instrumento musicalizador. Pense nos conteúdos que você precisa trabalhar antes (grave e agudo, forte e fraco, curto e longo, andamento, ostinato, etc) e pense em como o violão pode te ajudar a trabalhar com esses recursos. Conte historinhas utilizando o violão, faça com que os dedinhos dela acompanhem uma canção. Você pode também afinar o violão para que as cordas soltas formem um acorde e assim ela toca afinado. Qualquer coisa meu email é isabela@ateliermusicalrp.com.br

      Excluir

Obrigada pelo comentário e volte sempre!