domingo, 30 de janeiro de 2011

Materiais para aula de Musicalização

Olá a todos!

Já estamos com 40 seguidores! Estou muito feliz por isso e espero sempre ter material de qualidade para partilhar aqui no blog!

Hoje eu vim falar sobre alguns materiais que eu uso nas aulas de Musicalização. Eu sei muito bem que quando estamos em colégios públicos ou mesmo particulares, não temos instrumentos à mão para a aula, mas isso não é motivo para desanimar!

Vários materiais podem servir para começar um trabalho:



- Tubinhos de filme fotográfico: vá a qualquer loja de revelação de filmes e você os consegue gratuitamente, mas ultimamente com as câmeras digitais, esses tubinhos estão difíceis de encontrar... esse tubinho eu decorei com durex colorido.
 

- Reco-reco de conduíte: compre em qualquer loja de materiais elétricos o tubo de conduíte de 5 cm ou 2 polegadas de diâmetro. Meça uns 17 cm, corte entre as emendas com uma faca comum de serra e você tem um reco-reco. Para tocá-lo eu usei palito de sorvete (comprado em papelaria) mas acho que tubo vazio de caneta ou palito de pirulito (de madeira) funciona melhor. Os palitos de churrasco não costumam ser bons porque são mais flexíveis e quebram fácil.

- Bolinhas com guizo: eu já encontrei em lojas de R$ 1,99... quem tiver a oportunidade de ir a São Paulo, mais precisamente na 25 de março, pode comprar aos montes! Eu particularmente AMO essas bolinhas.

 

- Copos plásticos: feitos de um plástico mais firme que o descartável, também são facilmente encontrados em lojas de R$ 1,99. Eu paguei um real por cada par... depois decorei-os com papel contact (aquele adesivo).

Agora eu vou me posicionar sobre a construção de instrumentos: acho um recurso muito válido e eficaz para os alunos, principalmente quando eles participam ou são os responsáveis pela construção, mas acho que o papel do professor de música é mostrar para a escola a importância de investir em instrumentos musicais de qualidade e também ensinar os alunos a cuidar bem dos instrumentos. 

Muitas escolas quando veem que o professor tem boa vontade em construir os instrumentos pensam que só isso é necessário e acabam não investindo no material necessário para uma aula de música, que é no mínimo uma bandinha rítmica decente e um aparelho de som que funcione...

É isso pessoal! Logo logo posto mais dicas de construção de instrumentos!

Boas aulas e muita música!