quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dinâmicas de Grupo com Música

Olá pessoal! Como vão?

Boas vindas aos novos colegas e um forte abraço aos seguidores habituais! Esse blog existe e persiste unicamente para vocês!

Um aluno meu outro dia me escreveu dizendo que abriu uma escola de música em sua cidade e que gostaria de algumas dinâmicas musicais para "quebrar o gelo" das turmas e fazer com que os alunos se integrassem melhor. Pensei que seria uma ótima categoria para o blog e eu criei e adaptei algumas dinâmicas de grupo, inserindo elementos musicais. A primeira dinâmica que eu vou postar vocês podem utilizar no primeiro dia de aula no colégio, na escola de música, no coral que vocês regem, na banda que vocês ensaiam... Aí vai:


TEIA MUSICAL


Idade: acima de 10 anos
Quantidade de alunos: ilimitada
Duração: varia conforme a quantidade de alunos
Material: 01 rolo de barbante (se forem muitos alunos, um rolo grande)

Coloque todos os alunos sentados em roda. O professor segura a ponta do barbante e pede para que todos se apresentem (somente dizendo o nome) e em seguida cantem o trecho de uma música que gostem ou com a qual se identifiquem. O professor começa, para dar o modelo. Em seguida o professor escolhe um aluno e joga o rolo de barbante para ele. O aluno seguirá o mesmo padrão, dirá seu nome e cantará uma música que gosta ou que o identifica. Segurará uma parte do barbante e escolherá outro aluno, que também seguirá a mesma regra: se apresentar, cantar, segurar o barbante e jogar para um colega escolhido. O importante é que ninguém solte o barbante, pois ele formará um desenho parecido com uma teia de aranha.
Ao fim da dinâmica o professor deve perguntar aos alunos o que eles acham, o que sentiram e se tiveram dificuldade ou alguma facilidade. Deve também perguntar se os alunos lembram as músicas que ouviram na roda, com quais se identificaram ou não. É importante que o professor fale também sobre a importância do trabalho em equipe, e faça com que os alunos percebam que a teia é formada porque cada um segura uma  ponta, se alguém soltar ela se desmanchará. Assim como a teia, esse é o nosso trabalho na sala de aula, um trabalho em equipe. Se alguém "soltar o barbante" o trabalho será prejudicado, e a participação de todos é importante. No fim da dinâmica a teia deve ser desmanchada voltando o rolo do barbante através da ordem contrária da que foi jogado.

Gostaram? Pessoal, essa dinâmica pode ser variada, usem a criatividade. Qualquer dúvida, estou à disposição, falem comigo através do link "CONTATO" logo abaixo do título do blog.

Um grande abraço e boas aulas a todos!!!