terça-feira, 12 de outubro de 2010

JOGO: Edifício de Vizinhos

Oi Pessoal.

Após um período de hibernação (hehehe) eu voltei. Ando muito ocupada com as aulas nas escolas, apresentações, meus projetos de Musicoterapia e ainda minha vida pessoal. LOU-CU-RA mesmo, só na correria.

Mas estou aqui para compartilhar com vocês um jogo que eu confeccionei. A idéia retirei de um livro cujos créditos eu disponibilizo no final, mas a execução é minha.

Aí vai uma prévia:





E agora, as regras:

Edifício de Vizinhos
Objetivo: Nomes de notas - Formação de padrões escalares
Idade: acima de 6 anos
Procedimento: As fichas são colocadas em monte, viradas para baixo. Cada participante recebe uma cartela para preenchê-la com as fichas. A cada rodada, o aluno retira uma ficha do monte e verifica se ela se encaixa na sua cartela. As fichas que não encaixarem deverão ser descartadas, podendo ser compradas pelos outros participantes na sua respectiva vez. O jogo termina quando todos tiverem preenchido suas cartelas.
Material:
- 5 cartelas contendo estruturas verticais em formatos de edifícios a serem preenchidos pelas fichas com nomes de notas. Cada edifício apresenta uma ou duas notas já preenchidas como referência.
- Fichas com nomes de notas em número suficiente para preencher todos os edifícios.
Para fixação:
Ao final do jogo, os alunos podem falar as sequências formadas nos seus edifícios em movimento ascendente e/ou descendente.
Créditos:
Jogos Pedagógicos para Educação Musical - Rosa Lúcia dos Mares Guia e Cecília Cavalieri França - Editora UFMG
Quem quiser pode imprimir mais cartelas conforme a necessidade da turma. Sugiro que imprimam as folhas em sulfite 40, que é mais grosso, e para conservar, apliquem plástico adesivo transparente, ou mesmo levem para plastificar em alguma papelaria. O jogo assim acaba durando muito tempo.

Abraços, muita música e boas aulas!