segunda-feira, 3 de maio de 2010

Vivências Musicais: Timbre

Oi pessoal.

Trabalhar timbre é uma coisa muito prazerosa com as crianças e aguça a percepção dos pequenos.

Sugiro que com os menores, trabalhem timbres através de sons de animais (eles amam) e depois passem para os instrumentos musicais.

Com os instrumentos, tenho duas sugestões:

A primeira - O professor forma uma roda, e escolhe um instrumento pequeno, para passar de mão em mão. Antes de passar, o professor fala sobre o instrumento, sobre suas origens, a maneira de tocar, onde é encontrado e pergunta para as crianças o que acharam do som, se é bonito ou feio, o que esse som causa neles. Esperem as respostas mais variadas e procurem não corrigir as crianças, deixem que elas falem o que pensam, pois assim estamos as ajudando a desenvolver senso estético.

Depois de falar sobre o instrumento, explique que você vai tocar primeiro e depois passar de mão em mão para que todos possam fazer som. Eu uso para esse momento uma música do livro da Josette Feres que se chama Brincando de Passar. Essa atividade também dá pra fazer passando um animal de pelúcia e fazendo com que as crianças imitem o som:

Clique na imagem para ampliá-la e salvá-la.




A letra que utilizo quando faço com instrumentos é "Toca, toca, toca, toca o chocalhinho, e agora é a vez do meu amiguinho" ou "Toca, toca, toca, o metalofone, e agora é a vez do meu amiguinho."

Além de trabalhar o timbre, essa atividade trabalha aspectos sociais e ensina a criança a dividir e esperar a sua vez de tocar. Eles ficam impacientes e quietinhos, doidos para colocar as mãos nos instrumentos.

A segunda - Com os maiores já dá pra colocar som de outros instrumentos para que eles ouçam, como violão, teclado, bateria ou tambores. O professor pode dividir a classe em grupos de instrumentos, e pedir que cada naipe "toque" seu instrumento ao comando do maestro, então o professor brinca com intensidade (forte e fraco), andamento (rápido ou devagar) e também altura (alto ou baixo, fino ou grosso). No final da atividade o professor pode entregar um passatempo como esse que disponibilizo abaixo, para que as crianças pintem, recortem e montem suas próprias bandinhas:

Créditos da imagem: www.smartkids.com.br - Clique para ampliar e salvar.






Se vocês aplicarem as atividades, principalmente se for de um modo diferente do sugerido contem aqui nos comentários como foi!

Abraços e "vamo que vamo"!