terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Aulas: a importância do planejamento

Noto que muitos professores de música tem dificuldade em planejar suas aulas, e o grande problema de uma aula mal planejada é a falta de objetivos e dificuldade avaliação do progresso do aluno.

Então vamos lá. Enumerei na lista abaixo o que eu acho necessário para se fazer um bom planejamento e consequentemente uma avaliação eficaz.

1- É imprescindível que o professor domine o assunto. Não adianta tentar ensinar para o aluno algo que nem você saiba. O aluno nota que você não sabe e se acontece algum imprevisto é difícil corrigir... enfim... domine o assunto.

2- Vá preparado para contratempos ou imprevistos. Nem sempre a aula sai de acordo com o planejado. Às vezes o aluno acaba não gostando da atividade que propomos, ou talvez naquele dia, bem naquele dia a criança está enjoada, distraída ou danadinha mesmo. Quem trabalha com criança pequena sabe muito bem o que eu digo. Eles são "de lua". Uma série de fatores interferem em seu rendimento e concentração, como sono, por exemplo. Portanto, uma boa dose de criatividade pra mudar o rumo da aula é muito importante, se for preciso. Tenha sempre outra atividade "na manga".

3- Leia. Leia sobre música, leia sobre psicologia do desenvolvimento, leia sobre as teorias da cognição, sobre o desenvolvimento psicomotor da criança. É importante que o educador consiga situar seu aluno em cada fase do seu desenvolvimento, para que ele o estimule da maneira correta e não exija o que o aluno não pode oferecer ainda.

4- Bom senso, minha gente. Não adianta entupir a aula de atividades. Ter o "timing" correto é importante. O professor tem que saber quando a atividade já cansou, ou quando seria interessante repeti-la.

O importante é que esses primeiros itens sejam o básico do básico para a consciência de um educador. Claro que cada um tem seu jeito e cada aluno ou cada classe tem suas particularidades, mas o grande trunfo do educador é o jogo de cintura, e isso só se adquire com a prática e com o tempo.

No próximo post vou falar sobre as partes de um planejamento.